Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em liminar, Justiça proíbe governo de atacar dignidade de Paulo Freire... -

    Publicado por Carla Setúbal
    há 3 anos

    Juza federal decidiu liminarmente que liberdade de expresso no pode ser usada para atentar contra a dignidade do educador - Instituto Paulo Freire

    Juíza federal decidiu liminarmente que liberdade de expressão não pode ser usada para atentar contra a dignidade do educador.

    Em decisão liminar, a Justiça Federal do Rio de Janeiro proibiu o governo federal de "praticar qualquer ato institucional atentatório a dignidade do professor Paulo Freire", considerado Patrono da Educação Brasileira e que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no próximo domingo (19).

    A liminar — ou seja, proferida de forma provisória e em caráter de urgência — foi deferida ontem à noite pela juíza Geraldine Vital, atendendo pedido do MNDH (Movimento Nacional de Direitos Humanos). Ainda cabe recurso por parte da AGU (Advocacia-Geral da União)

    Na ação, segundo a decisão da Justiça, o MNDH argumentou que o governo federal realiza "movimentos desqualificadores" contra Paulo Freire, que recebe "ofensivas e injustificadas críticas".

    Entre os apontamentos da entidade, está o fato de, em 2019, o governo federal ter retirado uma homenagem a Paulo Freire de uma plataforma da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior).

    Outro ponto levantado pelo movimento diz respeito ao plano de governo apresentado pelo hoje presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2018, quando ainda era candidato.

    No plano, ao falar sobre políticas educacionais e a necessidade de modernizar a gestão das escolas, Bolsonaro falou em expurgar "a ideologia de Paulo Freire" da educação.

    Argumentação


    Na decisão, a juíza federal lembrou que a liberdade de expressão "constitui direito fundamental" para a "estrutura democrática do Estado Brasileiro", mas que ela exige responsabilidade "de cada um pelos abusos que cometer".

    "Quando há abuso de direito pela expressão que ameace a dignidade, tem-se violação capaz de liquidar a finalidade da garantia constitucional, desfigurando-a", afirmou.

    Tendo isso em vista, "por evidenciada a urgência contemporânea à propositura da ação, aliado ao perigo de dano e risco ao resultado útil do processo", a juíza Geraldine deferiu a liminar em favor do MNDH e contra a AGU.

    Source: UOL/ São Paulo

    Imagem: Instituto Paulo Freire



    • Sobre o autorCasada com o direito penal, porém, também namora o direito civil.
    • Publicações153
    • Seguidores127
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-liminar-justica-proibe-governo-de-atacar-dignidade-de-paulo-freire/1282382221

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Mesmo tendo eu apenas e tão somente um antigo ginasial madureza, nunca fui chegado a leituras ou sites inúteis (por esse motivo estou por aqui a anos). De todas as grandes "figuras" mundiais, eu já li, mesmo que um pouco. Paulo Freire, já falecido, concordo se não homenagear, também devemos esquecer, mas negar que suas "tendências" eram claras, não há dúvidas, com as quais eu não compactuo. Eu prefiro um "Monteiro Lobato"... continuar lendo

    É isso que se diz de impor uma ideologia e ausência de liberdade. continuar lendo