Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Canadá julgará crimes cometidos na Lua

    O Canadá aprovou uma nova emenda em seu Código Penal para julgar crimes cometidos por seus astronautas, ou contra eles, na Lua.

    Publicado por Carla Setúbal
    há 2 anos


    Canad aprova lei contra crimes na Lua - Internacional - Estado de Minas

    A alteração estava contida em um projeto de orçamento de 443 páginas apresentado ao Parlamento canadense. A proposta foi aprovada por 144 votos contra e 181 a favor. Esta não é a primeira vez que a legislatura canadense se estende ao espaço: o país já tem uma lei que permite julgar crimes que possam ser cometidos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

    Canad julgar crimes cometidos na Lua - Canaltech


    A emenda surge em resposta ao crescente número de voos espaciais e também por causa da primeira missão tripulada à Lua, a Artemis II, que fará uma viagem ao redor de nosso satélite. A missão, que tem lançamento previsto para 2024, incluirá um astronauta canadense.

    Intitulada “Lunar Gateway”, a emenda diz que qualquer tripulante canadense será processado criminalmente se, durante um voo, cometer fora do Canadá um ato que se cometido no país seria considerado. A emenda também incluiu qualquer crime cometido na superfície da Lua. Além disso, qualquer astronauta estrangeiro que ameaçar a vida ou a segurança de um tripulante canadense poderá ser processado de acordo com suas ações.

    O desenvolvimento da estação Lunar Gateway é liderado pela NASA, mas conta com a participação da CSA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da agência espacial japonesa (JAXA). O posto avançado é previsto para ficar na órbita da Lua a partir de 2026, sendo um ponto de apoio às missões de exploração da Lua e Marte.

    Fonte: Via Phys.org

    • Sobre o autorCasada com o direito penal, porém, também namora o direito civil.
    • Publicações153
    • Seguidores127
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/canada-julgara-crimes-cometidos-na-lua/1483808712

    Informações relacionadas

    Beatriz Dominguez, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [modelo] Apelação Cível

    Flávia Ortega Kluska, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Recurso de Apelação conforme o NCPC

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)