Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Advogados podem utilizar celular durante audiência de custódia em presídio de Benfica no RJ

Decisão é do juiz Federal Mauro Luis Rocha Lopes ao dar provimento a ação civil pública impetrada pela OAB/RJ.

Publicado por Carla Setúbal
há 5 anos


Advogados que participam de audiências de custódia na cadeia pública José Frederico Marques, no bairro de Benfica, no RJ, podem utilizar aparelhos celulares. Decisão é do juiz Federal da 2ª vara do RJ Mauro Luis Rocha Lopes, que deu provimento a ação civil pública impetrada pela OAB/RJ.

t

No pedido, a OAB/RJ defendeu que a proibição viola prerrogativas da advocacia, sobretudo quando apenas os advogados estariam proibidos de portar os aparelhos celulares, ao passo que aos defensores públicos, membros do MP, magistrados e servidores seria permitido o ingresso e permanência no local portando celulares.

Ao apreciar a ação, o magistrado entendeu que não se está ignorando o interesse do Estado em preservar a segurança de seus presídios, mas que a proibição dirigida aos advogados "coloca-os em situação irrazoável e até mesmo vexatória, prejudicando, ainda, o pleno exercício da defesa de seus clientes, diante da privação dos recursos que o uso de aparelhos celulares viabiliza”.

Para o juiíz, a segurança penitenciária deve ser alcançada com práticas e medidas que não enfraqueçam a advocacia.

O presidente da comissão de prerrogativas da OAB/RJ, Marcello Oliveira, considerou a decisão uma vitória para os advogados, por admitir que os celulares “são um instrumento de trabalho do advogado”.

Fonte: Migalhas





  • Sobre o autorCasada com o direito penal, porém, também namora o direito civil.
  • Publicações153
  • Seguidores127
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações128
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-podem-utilizar-celular-durante-audiencia-de-custodia-em-presidio-de-benfica-no-rj/762556762

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)