Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Entra em vigor na Irlanda lei contra abuso psicológico em relacionamentos

    Novo marco legal visa proteger mulheres de violência emocional, capaz de minar sua autoestima e capacidade de reação

    Publicado por Carla Setúbal
    há 4 anos


    Passou a valer na Irlanda a partir da quinta-feira (3), o seu novo marco legal sobre violência doméstica, aprovado no ano passado. A lei torna crime o abuso psicológico e emocional e prevê proteção a vítimas.

    PUBLICIDADE

    Um dos focos é a violência conhecida como “controle coercitivo”, tipo de agressão emocional e psicológica que tem o objetivo de minar a autoestima da vítima, bem como sua capacidade de reação.

    Em comunicado, o ministro da Justiça e Igualdade da Irlanda, Charlie Flanagan, afirmou que a nova lei “reconhece que o efeito do controle não fisicamente violento em um relacionamento íntimo pode ser tão prejudicial às vítimas quanto o abuso físico pois esse é uma exploração de confiança”.

    De acordo com levantamento da Agência Europeia dos Direitos Fundamentais, divulgado em 2014, uma parcela de 31% das irlandesas afirmaram ter sofrido abuso psicológico por parte de algum parceiro.

    Agora, a Irlanda é um dos poucos países que adota medida do tipo. França, Escócia, Inglaterra e País de Gales são outros que criminalizam especificamento o abuso psicológico.

    Algumas outras questões endereçadas pela nova lei irlandesa são: criminalização do casamento infantil; revogação de lei anterior que permitia que casais menores de idades se casassem; permissão que mulheres peçam medidas protetivas contra o parceiro, mesmo que não more com eles.


    Nem Amlia ou Capitu as duas em uma s - Mundo das Idias


    • Sobre o autorCasada com o direito penal, porém, também namora o direito civil.
    • Publicações153
    • Seguidores127
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entra-em-vigor-na-irlanda-lei-contra-abuso-psicologico-em-relacionamentos/853473513

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)